• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Chafariz do Largo da Independência

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Fonte de estrutura idêntica à do Lg. do Cruzeiro, tendo sido construída na mesma data. 1861 é a data inscrita na cartela do espaldar, assinalando a sua construção pela Câmara Municipal na frontaria do antigo Convento da Ordem Terceira de São Francisco, onde se tinham instalado os Paços do Concelho em 1834. Em 1935 foi deslocada pela Câmara do local primitivo para o topo N. da Av. Conselheiro Alpoim, junto ao Quelho do Enxidoe em 1968, novamente transferida, desta vez para o Lg. da Independência.

Arquitectura infraestrutural, revivalista. Fonte revivalista com espaldar entre pilastras, remate em cornija de lanços e tanque rectangular alimentado por duas bicas. Era originalmente idêntico à fonte do Largo do Cruzeiro.
Descrição
Espaldar entre pilastras coroadas por pináculo ponteagudo sobre pedestal, possuindo remate em cornija de lanços sobrelevada ao centro. No campo do espaldar um filete moldurado acompanha o movimento da cornija, semelhando entablamento. Ao centro possui uma cartela elíptica definida por toro com folhagem e flores-de-liz laterais, exibindo o letreiro: "C. M. / DE / MEZÃO FRIO / 1861". Num plano inferior, duas bicas de forma tronco-cónica com decoração vegetal e torneiras metálicas. Frente ao espaldar e entre as pilastras, tanque rectangular assente em embasamento granítico que se dilui E. devido ao pendor inclinado do passeio.
Acessos
Largo da Independência, na saída de Mesão Frio para Vila Jusã; Fl. 126
GPS: N41ᵒ9,340” – W7ᵒ53,650”
Grau
3
Enquadramento
Urbano. Isolado entre o passeio público e o gradeamento da Escola Preparatória, virado para o largo frontal e inserido em espaço arborizado, do qual se encontra separado lateralmente por dois muros baixos de alvenaria.
Utilização Inicial
Infraestrutural: fonte pública
Utilização Actual
Infraestrutural: fonte pública
Propriedade
Pública: municipal
Época Construção
Séc. 19 / 20
Cronologia
1861 - data inscrita na cartela do espaldar, assinalando a sua construção pela Câmara Municipal na frontaria do antigo Convento da Ordem Terceira de São Francisco, onde se tinham instalado os Paços do Concelho em 1834; 1935 - foi deslocado pela Câmara do local primitivo para o topo N. da Av. Conselheiro Alpoim, junto ao Quelho do Enxido; 1968 - novamente transferido, desta vez para o Lg. da Independência.
Características Particulares
Fonte de estrutura idêntica à do Lg. do Cruzeiro, tendo sido construída na mesma data. A cornija é acompanhada por um filete inferior semelhando entablamento. Exibe no centro do espaldar uma cartela elíptica com epígrafe.

 


Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
Materiais
Pavimento, tanque e espaldar de granito, torneiras metálicas.
Bibliografia
DIAS, António Gonçalves, Fastos de Mesão Frio, Porto, 1999.
Fonte
S.I.P.A. por Ricardo Teixeira

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...