• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Senhor dos Perdidos

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Imagem de Cristo crucificado, com boa qualidade escultórica, que fazia parte de um conjunto de 14 Passos que representavam as estações da Via-Sacra, que se estendia ao longo da vila, e de que apenas subsistem mais duas, integradas no muro do adro da Igreja de São Nicolau.

Arquitectura religiosa, vernácula. Passo de Via Sacra constituído por nicho albergando imagem pétrea de Cristo crucificado, de mãos postos em posição de Palavra e pés sobrepostos.
Descrição
Nicho de grande dimensão com estrutura construída em granito, vão em arco abatido, envolvido por moldura relevada com o mesmo perfil, e porta formada por grade metálica envidraçada. No INTERIOR, com o fundo em cimento, alberga cruz latina de secção circular, assente em peanha quadrada moldurada, com imagem escultórica de Cristo crucificado, com a cabeça inclinada para a sua direita, olhos e boca entreabertos, as mãos em posição de "Palavra", perizonium com nó lateral e pés sobrepostos; sobre a cabeça surge cartela com INRI.
Acessos
Rua de Santo António GPS: N41ᵒ9,462” –W7ᵒ53,541”
Grau
3
Enquadramento
Urbano, adossado ao cunhal do muro duma construção, rente ao chão, virado para o passeio público e R. de Santo António, nas proximades da igreja paroquial de São Nicolau.
Utilização Inicial
Religiosa: passo de Via Sacra
Utilização Actual
Religiosa: cruzeiro
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Época Construção
Séc. 18 / 19
Cronologia
Séc. 18 / 19 - época provável da construção; séc. 20 - feitura do nicho protector.
Características Particulares
Imagem de Cristo crucificado que fazia parte de um conjunto de 14 Passos que representavam as estações da Via-Sacra, que se estendia ao longo da vila, e de que apenas subsistem mais duas, integradas no muro do adro da Igreja de São Nicolau. A imagem de Cristo possui boa qualidade escultórica.
Dados Técnicos
Estrutura autoportante.
Materiais
Estrutura e cruzeiro de granito, grade de ferro.
Bibliografia
AZEVEDO, Correia de, Património Artístico da Região Duriense, Vila do Conde, 1972, p. 18.
Observações
Fazia parte de um conjunto de 14 Passos que representavam as estações da Via-Sacra que se estendia ao longo da vila. Só subsistem mais duas que se encontram integradas no muro do adro da Igreja de São Nicolau.
Fonte
S.I.P.A. por Ricardo Teixeira

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...