• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa dos Negrões

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

A Casa dos Albergarias, também conhecida como Casa dos Negrões, fica situada na linha divisória de S. Nicolau e de Santa Cristina. É um edifício opulento e bem cuidado com "Brasão" que identifica a posse, em meados do século XIX, da muito fidalga e extravagante família dos Soares de Albergaria e foi comprada, por volta do terceiro decénio do século XX, a António Xavier Leite Negrão, pela edilidade Municipal de Mesão Frio. Actualmente serve de Lar dos Estudante de Mesão Frio.

Arquitectura residencial, tardo-barroca. Solar de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, de pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em friso e cornija, sendo rasgadas regularmente por vãos de verga abatida e moldura terminada em pequena cornija.
A fachada principal possui três panos, o central mais estreito e terminado em frontão triangular com brasão de família no tímpano, rasgado, no piso térreo, por portal com fecho volutado e ladeado de aletas e dois óculos ovais e, no segundo, por janela de sacada de contorno contracurvado. Nos panos laterais abrem-se janelas formando brincos rectos e com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral esquerda com janelas de peitoril ou jacentes rectilíneas, no primeiro piso, e iguais às da frontaria, no segundo. Interior com vestíbulo central a partir do qual se desenvolve a escada para o andar nobre, através de vão em arco abatido.
Descrição
Planta rectangular, de massa simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com mansarda, revestida a placas de xisto formando escamas, e integrando trapeiras, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em empena, e com vãos rectilíneos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de dois pisos, com embasamento de cantaria, pilastras toscanas a definir três panos e nos cunhais, e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SE. de três panos, o central mais estreito e terminado em frontão triangular, possuindo no tímpano brasão de família com coronel. A fachada é rasgada regularmente por vãos de verga abatida, com molduras terminadas em pequena cornija. No pano central, abre-se no piso térreo portal de verga abatida, com moldura recortada lateralmente, ladeada por aletas e com voluta no fecho; é ladeado por dois vãos ovais, dispostos na vertical, moldurados e gradeados; no segundo piso abre-se janela de sacada, de perfil contracurvado, sobre duas mísulas, e guarda em ferro forjado, com motivos estilizados, com caixilharia de duas folhas e bandeira. Nos panos laterais rasgam-se, em cada um dos pisos, quatro janelas de peitoril, com moldura formando leves brincos rectilíneos, e com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral esquerda rasgada, no piso térreo por janelas rectilíneas, alternando de peitoril com janelas jacentes e, no segundo, cinco janelas iguais às da frontaria. Fachada lateral direita rasgada ao nível do segundo piso por uma janela igual e, num pano frontal, porta de verga recta e moldura simples, precedida por escada de pedra com guarda em ferro. A fachada posterior possui alpendre telhado a proteger o portal. INTERIOR com vestíbulo central, com pavimento cerâmico, paredes rebocadas e pintadas de branco e silhar de azulejos modernos, de padrão vegetalista, azul, amarelo e branco; frontalmente existe arco abatido de ligação às escadas de acesso ao andar nobre, ladeado por portas de verga recta, molduradas.

 


Acessos
Rua do Balcão. WGS84: 41º09'38.70''N., 7º53'16.50''O.
Grau
5
Enquadramento
Urbano, tendo adossado na fachada lateral direita outra construção, no extremo do centro histórico, adaptado ao declive suave do terreno, formando frente de rua, sem elemento separado da mesma. Posteriormente possui logradouro vedado por muro, rebocado e pintado de branco, capeado a cantaria e encimado por gradeamento de ferro; junto à fachada lateral esquerda existe um chorão. Nas imediações erguem-se a Casa do Vale do Couto, o Pelourinho, a Casa da Picota, a Casa dos Fragosos e a Torre sineira da antiga Igreja Paroquial de Santa Cristina.
Utilização Inicial
Residencial: solar
Utilização Actual
Residencial: lar de estudantes / Educativa: escola de formação
Propriedade
Pública: municipal
Época Construção
Séc. 18 / 20
Cronologia
Séc. 18, finais - época provável da construção da casa em frente do Passeio Alto; a casa pertenceu à família Soares de Albergaria; séc. 20 - a feira transitou do Lg. Pelourinho para o terreno adjacente à Casa dos Negrões; 1981, Dezembro - inauguração do Mercado Municipal, deixando de realizar-se a feira nos terrenos da casa; 1993, 17 Outubro - inauguração oficial do lar de Estudantes pelo Primeiro Ministro.
Características Particulares
Solar construído, provavelmente, em finais do séc. 18, conforme denotam as aletas ladeando o portal principal e o perfil contracurvado da sacada da janela central, que forma um eixo verticalizante, acentuado pelo remate em frontão triangular do pano central da fachada. O solar foi mais recentemente ampliado, com a construção de mansarda, revestida a placas de xisto, formando escamas, e com trapeiras.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos, bacia da sacada e brasão em cantaria de granito; caixilharia e portas de madeira; vidros simples; grades e guarda em ferro; algerozes metálicos; pavimento cerâmico; silhar de azulejos; cobertura de telha e mansarda revestida a placas de xisto.
Bibliografia
Coord. SILVA, Isabel, Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol. 3, Matosinhos, 1997; DIAS, António Gonçalves, Fastos de Mesão Frio. Crónicas Escritas à guisa de Monografia, 1999.
Intervenção Realizada
1990, início da década - obras de restauro e adaptação às novas funções.
Observações
EM ESTUDO. *1 - Em 1689 já existe a referência ao "Passeio do Balcão" no livro do Tombo da Misericórdia; posteriormente, era também conhecido por "Passeio Alto.
Fonte
S.I.P.A por Paula Noé

 
 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...