• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Chafariz das Fontaínhas

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Construído no séc. 19, flanqueia a estrada nacional, do lado exterior da curva. Composto por espaldar inserido num muro de alvenaria de xisto que suporta um socalco de vinha, numa zona de encosta e de habitat disperso, na Região Demarcada do Douro, próximo da vila de Mesão Frio.

Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Chafariz oitocentista com espaldar rectangular coroado por merlões e tanque rectangular alimentado por duas bicas.
  Descrição
  Tanque rectangular com fustes de secção poligonal nos cunhais, alimentado por duas bicas molduradas com canal aberto na parte superior. Espaldar rectangular coroado por 3 merlões de face oblíqua moldurada. Lateralmente ao espaldar, no muro de alvenaria da vinha, um postigo de lintel recto para acesso à mina que alimenta o chafariz. De ambos os lados do tanque, adossados ao muro, no centro dos patamares, 2 bancos de assento monolítico moldurado.
  Acessos
EN 101, entre o Km 160 e 161, no sentido Amarante Mesão Frio; Fl. 126
GPS: N41ᵒ9,946” – W7ᵒ53,405”
  Grau
3
  Enquadramento
Rural. Flanqueia a estrada nacional, do lado exterior da curva. Espaldar inserido num muro de alvenaria de xisto que suporta um socalco de vinha, numa zona de encosta e de habitat disperso, na Região Demarcada do Douro, próximo da vila de Mesão Frio. Sem separador, assenta em plataforma de lajeado granítico formando dois patamares, cada qual com dois degraus laterais, acompanhando a curvatura da estrada
  Utilização Inicial
  Infraestrutural: chafariz público
  Utilização Actual
  Infraestrutural: chafariz público
  Propriedade
  Pública: municipal
  Época Construção
  Séc. 19 (conjectural)
  Cronologia
  Séc. 19 - provável construção do chafariz.
  Características Particulares
O espaldar encontra-se inserido num alto muro de socalco típico da Região do Douro, destacando-se os merlões do coroamento. De traça singela, apenas as molduras das bicas e o recorte dos merlões lhe conferem um toque erudizante.
  Dados Técnicos
  Estrutura autoportante.
  Materiais
  Pavimento, tanque e espaldar de granito, porta metálica no postigo.
  Fonte
  S.I.P.A por Ricardo Teixeira
 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...