• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa dos Fragosos

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Situada numa pequena artéria que entronca no Passeio Alto, encontra-se a Casa dos Fragosos. Com característicos traços arquitectónicos setecentistas, como se pode comprovar pelo ano 1728 que se encontra esculpido no portal da entrada principal, é um dos edifícios mais bem conservados da vila de Mesão Frio. O brasão tem gravado três sóis que representam as "armas" da importante família dos Fragosos de Mesão Frio.

Arquitectura residencial, tardo-barroca. Solar de planta rectangular irregular, com fachada principal de dois pisos e três panos, definidos por pilastras toscanas, terminados em friso e cornija com beirada simples, o central em empena sobrelevada; no pano central, no piso térreo, rasga-se porta de verga recta entre janelas jacentes e, no andar nobre, janela de sacada de perfil curvo e guarda em ferro, entre duas janelas de peitoril, todas com verga abatida, moldura terminada em cornija, as laterais formando avental. Nos panos laterais abrem-se portas e janelas jacentes, no primeiro piso, e, no superior, três janelas de peitoril rectilíneas, com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral direita rasgada por janelas de peitoril e porta de ligação à quinta e jardim.
Descrição
Planta rectangular irregular, composta por corpo principal rectangular, tendo adossado posteriormente dois outros corpos rectangulares, um deles maior e disposto perpendicularmente. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachada principal virada a SE., rebocada e pintada de branco, com embasamento de cantaria, pilastras toscanas nos cunhais, terminada em friso e cornija, sobreposta por beirada simples, e sendo rasgada por vãos rectilíneos com molduras simples. Apresenta dois pisos e três panos, definidos por pilastras toscanas, o central terminado em empena sem retorno, possuindo sob o remate o brasão de família, envolto em motivos fitomórficos e querubins. No pano central abre-se, no piso térreo, portal de verga recta entre duas janelas rectangulares jacentes e, no segundo, janela de sacada central, de verga abatida, com a sacada de perfil curvo sobre elemento de cantaria igualmente curvo e mísula, com guarda em ferro, entre duas janelas de peitoril, também de verga abatida, com a moldura terminada em cornija e formando pequeno avental inferior. Nos panos laterais rasgam-se uma (no direito) ou duas portas (no esquerdo) de verga recta e janela rectangular jacente, gradeada, e, no piso superior, três janelas de peitoril com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral esquerda cega, terminada em cornija e beirada simples, possuindo adossada, sensivelmente recuado, portão de garagem, com a verga coberta por telheiro de telha. Na fachada lateral direita, rasga-se ao nível do segundo piso janelas de peitoril com caixilharia de guilhotina e porta de verga recta acedida por escada para o jardim. À fachada encosta-se ainda um outro portão, semelhante ao oposto, mas mais estreito.
Acessos
Caminho do Barreiro, nº 4 - 32, EN. 101. WGS84: 41º09'36.23''N., 7º53'16.86''O.
Grau
5

 


Enquadramento
Urbano, isolado, a 299 metros de altitude, num dos limites exteriores do centro histórico, desenvolvendo-se lateral e frontalmente, nesta separada da casa por rua pública, a propriedade, cultivada com vinha; a partir do portão da quinta, em frente do da casa, até à estrada nacional existe caminho inclinado, construído sobre estrutura de xisto, pavimentado a paralelos de granito e delimitado por plintos prismáticos. Na proximidade ergue-se a torre sineira da antiga Igreja Paroquial de Santa Cristina.
Utilização Inicial
Residencial: solar
Utilização Actual
Residencial: solar
Propriedade
Privada: pessoa singular
Época Construção
Séc. 19
Cronologia
Séc. 19 - época provável da sua construção.
Características Particulares
Solar de linhas simples, concentrando no pano central maior riqueza decorativa, visto a fachada terminar em empena sem retorno e os vãos do andar nobre terem verga abatida, moldura com cornija e avental, encimados pelo brasão de família, envolto em decoração tardo-barroca.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos e brasão em cantaria de granito; portas de madeira; caixilharia em madeira; vidros simples; grades e guardas em ferro; cobertura de telha.
Fonte
S.I.P.A. por Paula Noé

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...