• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa do Cabo de Vila

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Situada na estrada Municipal 601 que segue do largo do Cruzeiro encontra-se a Casa do Cabo de Vila. Este solar foi construido entre 1709 e 1714, tendo sido remodelado em 1970. Foi transformado em casa senhorial por Olímpio Augusto da Paz, um afortunado "brasileiro" que casou com Dona Maria Helena Arnao Taveira Metello da Silva. No escudo do Brasão da "Pedra de Armas", encontram-se gravados seis leões, em campo aberto, cuja origem heráldica se identifica nos finais do século XVI no esquecido pintor Manuel Arnao.

Arquitectura civil privada, reconstruída. Casa reconstruída de planta em U integrando capela, volumetricamente indistinta, e com alçados assimétricos devido à implantação no terreno.
Descrição
Solar de planta em U, volume de dois pisos com aproveitamento do vão da cobertura. Coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas onde se destacam para o lado poente algumas gateiras. A fachada principal orientada a S. é simétrica e apresenta um embasamento em granito. Ao eixo da mesma no primeiro piso um brasão ladeado por uma janela de verga recta. No segundo piso três janelas simples ladeadas por uma porta de sacada nos extremos. A fachada voltada a O., logo no cimo da escadaria junto à estrada, é marcada pelo portal da capela, de frontão triangular. O alçado E., dada a inserção no terreno, apresenta-se de um piso decorado apenas por janelas de guilhotina. Dada a inserção no terreno a entrada é feita por uma escada de um só lanço perpendicular à fachada junto à porta de entrada da garagem. A topografia do terreno produz um pátio enterrado nas traseiras marcado por um grande arco na zona de serviço e arrecadação da casa. Para este espaço abrem-se janelas de guilhotina de verga recta. No espaço interior surjem tectos em masseira e em estuque. A capela é decorada com um altar policromado onde se encaixam duas pinturas sobre madeira. Estas pinturas patenteiam sinais de alguma degradação.
Acessos
E.M. 518-1 GPS: N41ᵒ9,800” – W7ᵒ53,030”
Grau
3
Enquadramento
Rural, isolado com a casa implantando-se junto à estrada numa plataforma elevada. Para cada lado, ou seja, para E. e O. um portão gradeado de acesso ao imóvel. A área da quinta desenvolve-se em socalcos com vinhas.
Utilização Inicial
Residencial / agrícola
Utilização Actual
Residencial / agrícola
Propriedade
Privada: pessoa singular
Época Construção
Séc. 20
Cronologia
1969 - Reconstrução da casa.

 


Características Particulares
Casa totalmente reconstruída.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.
Materiais
Paredes de alvenaria rebocada pelo interior e exterior; cobertura com estrutura de madeira revestida a telha de barro; tectos em madeira e / ou estuque; caixilharias de madeira.
Intervenção Realizada
Proprietário: 1969 - Reconstrução da casa.
Observações
Esta Casa pertenceu à família de José Augusto Paixão Metelo.
Fonte
S.I.P.A. por Ricardo Teixeira e Isabel Sereno

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...