• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa d'Além

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

A Casa d'Além , anexa à Casa de Sant'Anna, integra-se na rota do turismo rural e possui o traço arquitectónico das casas de habitação da pequena burguesia rural do concelho, nos princípios do século XX.

Arquitectura civil residencial, oitocentista romântica. Casa de planta trapezoidal oitocentista, com jardim nas traseiras, fachada principal, tipo chalet, terminada em empena. Cobertura com diversas mansardas.
Descrição
Casa de planta trapezoidal alongada com um acrescento no extremo N.. Volumes articulados de dois pisos, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas e quatro águas no corpo anexo. O corpo principal apresenta para cada lado da cobertura duas gateiras com telhado de duas águas. A fachada principal voltada a S. e desenvolvida na face mais estreita do rectângulo, tem empena triangular sobre pilastras, apresentando no piso térreo uma larga porta de verga recta ladeada por duas janelas de guilhotina engradadas e unidas pela mesma cornija. Pode ler-se sobre a porta a inscrição: "Casa D'Além". Superiormente uma varanda corrida engradada para onde se abrem duas portas de verga recta. Superiomente uma pequena varanda também engradada com uma abertura de remate triangular articulada com uma cornija saliente de vários frisos. A fachada lateral E., quase de um só piso dada a pendente da rua, apresenta uma porta e várias janelas rectangulares com moldura, algumas delas engradadas. A fachada principal e esta possuem embasamento pintado de ocre. A fachada oposta, disposta paralelamente ao Ribeiro da Sermenha, de dois pisos separados por friso e subdividida por pilastras em três panos, possui no piso superior uma distribuição ritmada de janelas de guilhotina, à excepção de uma varanda com uma porta, sobre uma outra porta no piso térreo. A ladear esta porta duas pequenas aberturas.
Acessos
Desvio da EN 108 para Oliveira, Lug. do Rossio, Lug. do Souto
GPS: N41ᵒ10,520” – W7ᵒ49,787”
Grau
3
Enquadramento
Urbano, de gaveto, entre duas ruas estreitas, no centro do núcleo de Oliveira. Nas traseiras desenvolvem-se três socalcos, um deles jardim. Para N. as plataformas da Quinta de Sant'Ana.
Utilização Inicial
Residencial
Utilização Actual
Residencial e turística. Turismo Rural (quatro quartos)
Propriedade
Privada: pessoa singular
Época Construção
Séc. 19 (conj.)

 


Cronologia
Séc. 19 - Provável construção da Casa; 1992 - Obras de adaptação ao Turismo Rural.
Características Particulares
Caracteriza-se pela sobriedade e rigidez de linhas. Fachada principal desenvolvida na face mais estreita do rectângulo, com varandas cortando a tendente verticalidade da empena, sendo a superior grande em relação ao vão correspondente.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes de granito.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo interior e exterior; cobertura revestida a telha de barro; caixilharias de madeira pintada; revestimento de pavimentos a soalho de madeira; tectos interiores em madeira ou estucados; guarda das varandas e grades das janelas em ferro pintado.
Observações
Julga-se que o nome desta casa, deve-se ao facto das vistas panorâmicas se prolongarem quase até ao Marão até se perder de vista o Douro.
Fonte
S.I.P.A. por Isabel Sereno

 

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...