• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Capela de Nossa Senhora da Piedade

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Encontra-se numa encosta de declive acentuado enquadrada na paisagem vinhateira da Região Demarcada do Douro, sobranceira à povoação de Oliveira. Inserida num adro de planta trapezoidal, delimitado por muro de alvenaria de xisto. 1725 é a data provável da construção.

Arquitectura religiosa, barroca vernácula. Capela setecentista, com planta simples e cobertura interior em tecto apainelado e altar com retábulo de talha branca e verde ornamentada com ramos, folhagens e figuras de anjinhos de estilo barroco.
Descrição
Planta rectangular de massa simples e cobertura em telhado de duas águas. Paredes brancas rebocadas e embasamento pintado de preto. Fachada principal orientada a O., com porta central de lintel recto, ladeada de duas janelas baixas de vão rectangular, remate em empena coroada por cruz latina sobre pedestal e pirâmides nos ângulos. Na fachada lateral S. abre-se janela de vão rectangular e na lateral N. porta rectangular. Fachada posterior cega com remate em empena. Interior de espaço único, pavimento em betão, paredes brancas rebocadas, cornija e mísulas de talha branca e dourada, tecto de madeira de três panos, apainelado com caixotões de madeira branca com florões. Altar com retábulo de talha branca e verde ornado com ramos, folhagens e anjinhos, possuindo remate recortado sobre composição tripartida.
Acessos
Lugar de Nossa Senhora da Piedade. EM a partir do centro de Oliveira; Fl. 126
GPS: N41ᵒ10,598” – W7ᵒ49,584”
Grau
2
Enquadramento
Rural. Encosta de declive acentuado enquadrada na paisagem vinhateira da Região Demarcada do Douro, sobranceira à povoação de Oliveira. Inserida num adro de planta trapezoidal, delimitado por muro de alvenaria de xisto, com acesso por dois portões metálicos localizados do lado N. e SE., sendo este precedido de um lanço de escadas frontal.
Utilização Inicial
Religiosa: Capela
Utilização Actual
Religiosa: Capela com culto ocasional
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Época Construção
Séc. 18
Cronologia
1725 - data provável de construção, inscrita no lintel da porta axial; 1925 - data de azulejos na fachada lateral S., assinalando provável restauro geral; 1981 - data no painel de azulejo na fachada S. assinalando provável restauro geral.
Características Particulares
Contraste entre a singeleza exterior, com os vãos de recorte simples e liso, sem enquadramentos de cantaria aparente, e o interior com tecto apainelado, retábulo e mesa de altar em talha barroca, ainda que com certo ar popular.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.

 


Materiais
Paredes de alvenaria rebocada, pavimento de betão, altar e tecto de madeira, cobertura de telha de tipo marselha com beiral de telha de meia-cana.
Fonte
S.I.P.A. por Ricardo Teixeira

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...