• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Mais Rios

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Conhecemo-los há muitos anos e aprendemos a admirar as belezas secretas dos seus leitos. Hoje conhecemos a sua profundidade, sabemos das águas barrentas e revoltas dos períodos difíceis mas,  sabemos contemplar a placidez das suas águas admirando o reflexo do céu e da vida que se renova nas suas entranhas. Correm entre margens largas, gastas, altas e baixas, descendo de altivas montanhas ou só colinas... correm, depois de nascerem, vivos sem quererem morrer, tortos e direitos, cheios ou nem tanto até abrir o sabor dos seus corpos ao mar. Andando, escorregando sem descanso, descansando ao escorregar pelas artérias sulcadas do solo, seguem selvagens, enquanto existem.

O Rio Douro nasce em Espanha, nos picos da Serra de Urbião e atravessa o Norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem cerca de 927 km de comprimento e é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica.

O Rio Teixeira nasce na Serra do Marão, corre para Sul, e é um afluente da margem direita do Rio Douro. Tem cerca de 18 km de curso.

O Rio Sermanha nasce, igualmente, na Serra do Marão, corre para Sul e desagua na margem direita do rio Douro, possuindo um curso de cerca de 5 km.

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...