• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Infra-estruturas

Infra-estrutura Ferroviária

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Embora com uma utilização inferior à de outros tempos, o comboio não deixa de ser um meio de transporte a considerar. Mesão Frio é servido pela Linha do Douro, uma infra-estrutura ferroviária de linha larga, não electrificada, estendendo-se por 191kms. Esta linha, desde os finais do século passado, apresentou uma enorme importância nas acessibilidades e consequente desenvolvimento da região do Douro, tanto no transporte de pessoas como de mercadorias. Nos 9,3km que esta percorre dentro do concelho, ao longo da margem direita do rio, é possível encontrar uma estação na Rede e dois apeadeiros, um em Barqueiros e outro em Porto de Rei.

Infra-estrutura Fluvial

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Em termos de transporte de pessoas, excluindo os fins turísticos, este  é um meio de transporte em desuso. No entanto, a sua vertente turística faz dela uma infra-estrutura deveras importante para este concelho com uma larga área adjacente ao rio Douro. A via navegável do rio encontra-se aberta a embarcações turísticas de grande porte entre a Foz, no Porto, e Barca d´Alva. É também muito utilizado por embarcações de pequeno e médio porte em lazer ou para a prática de desportos naúticos. A oferta de percursos e viagens é muito vasta, abrangendo diversas temáticas.

Com vista ao desenvolvimento das potencialidades turísticas do concelho, o empreendimento da Rede com cais/ancoradouro acostável e praia fluvial, é uma obra de extrema importância. A área de estacionamento e lazer, a possibilidade de utilização para campismo e acessos a locais de pesca fazem deste espaço um local muito convidativo principalmente nos meses de Verão.  

alt   

Infra-estrutura Rodoviária

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Tanto a A24 como o IP4, embora não atravessando o concelho, têm grande importância na acessibilidade externa  a Mesão Frio, proporcionando ligações mais rápidas e seguras do que a alternativa, a estrada nacional. No entanto, acessibilidade do concelho aos principais centros urbanos continua a depender da EN101 e EN108, com ligações a Peso da Régua e Porto. A ER108 faz ligação com Ente-os-Rios. A rede municipal é constituída por estradas municipais (EM), e caminhos municiapais (CM) e outras vias que não possuem designação.

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...