• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Guias Turísticos

Guia Turístico do Douro

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Ao chegar, o Douro invade-nos com uma imediata sensação de plenitude, que passa pela beleza estonteante dos seus socalcos alinhados e pela tranquilidade idílica que nos rodeia. Somos sempre acolhidos com um sorriso e o trato afável é instantaneamente percetível na forma como nos recebem nas requintadas unidades hoteleiras, nas iguarias gastronómicas que nos confecionam e nos encorpados vinhos que nos servem. Uma experiência sensorial única que queremos desfrutar em pleno e nos faz desejar jamais partir!



A beleza inigualável do Douro apurou a veia criativa de ilustres poetas e escritores, servindo de fonte de inspiração, entre outros, a Guerra Junqueiro, Miguel Torga, Eça de Queirós, João de Araújo Correia e Aquilino Ribeiro. Nas suas obras, a apologia à fecunda terra duriense e à força do trabalho das suas gentes está sempre patente, permitindo-nos igualmente descobrir esta encantadora região através da leitura. Imagine-se numa tarde soalheira, com uma das obras literárias destes autores numa mão e um cálice de vinho do Porto na outra, sentado à beira de uma piscina com vista sobre os vinhedos perfeitamente dispostos nas encostas verdejantes…



Que imagem paradisíaca! “O vinho é, no Douro, a memória de todos, o fio condutor de gerações. O vinho está presente do modo mais indelével que seja: nas consciências e nos sentimentos. Mas também reina na paisagem, naqueles formidáveis socalcos que, montanha acima, acabaram por lhe dar forma e feitio.”

António Barreto, in Douro

Files:
Guia Turístico do Douro
Date 2012-06-21 Filesize 6.08 MB Download 1886



Guia Turístico da Natureza

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

O Turismo da Natureza é um dos três produtos estratégicos que nos incumbe valorizar e promover, enquanto Entidade Regional de Turismo. A riqueza que referimos está bem patente neste Guia e confirma a bondade das candidaturas do vale do Douro a Maravilha Natural de Portugal em que foi finalista e a “New 7 Wonders of the Nature”, onde integrou o grupo das 77 mais belas paisagens a nível mundial.

O Douro é, como facilmente se constata, uma marca, económica, social e cultural, com notoriedade crescente, graças, antes de mais, à sua especificidade, mas também à interação harmoniosa que, através dos tempos, o Homem conseguiu estabelecer com a Natureza. A beleza da paisagem, natural ou humanizada, o silêncio, a segurança e bem-estar que invade quem visita a região, a qualidade dos seus produtos, a sua história, refletida no património, testemunho eloquente das civilizações que aqui se cruzaram, são motivos bastantes para uma, para muitas visitas.

Neste Guia da Natureza expressam-se as relevâncias geológicas, botânicas e da fauna, assim como o elevado valor dos seus parques naturais, miradouros, sabores ancestrais, corredores ecológicos, ecossistemas e, ainda, os lugares “imperdíveis” que o Vale do Douro oferece. Depois, a intensa luminosidade e o som do silêncio.

Venham ver e maravilhem-se com ele!

António Martinho

Presidente da Turismo do Douro


Guia Turístico da Natureza
Date 2012-06-21 Filesize 29.1 MB Download 1121





Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...