gastronomia 1   

Aqui, a gastronomia está intimamente ligada ao modo de vida dos nossos antepassados. Mesão Frio oferece uma gastronomia de saberes e sabores tradicionais, cuja principal especialidade é o afamado cabrito com arroz e batatas, assadas no forno a lenha que adquiriu o lugar de maior relevo na cozinha mesaofriense. A par da marrã, feijoada,  papas de farinha de milho e “sopa de castanha pica”, reflectem a história deste povo e deliciam os visitantes. Os biscoitos de Vila Marim são os doces obrigatórios.

Em casa de agricultores e lavradores, não havia loja que não criasse o porco, o cabrito ou o cordeiro. Depois, em tempo de matança do porco, não havia lareira que não secasse o fumeiro. Em caixas de madeira, cheias de sal grosso, curavam-se os presuntos e outras carnes gordas que tinham como objectivo dar sabor a sopas feitas em potes de ferro e rechear fartamente bolas cozidas em fornos de lenha ou servindo apenas de acompanhamento à  broa caseira.

Neste concelho ligado ao rio, os pratos de peixe constituem uma presença marcante na gastronomia sempre frescos e deliciosos. A caldeirada, mistura dos mais variados peixes com batatas, pimentos e salsa é um dos pratos mais apreciados e primorosamente confeccionado pelos pescadores, tal como, os peixinhos do rio em molho de escabeche. Mesão Frio prima por uma culinária rica e diversificada. A grande variedade de restaurantes oferece-lhe, desde pratos regionais às mais refinadas especialidades da cozinha.

gastronomia 2