• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Flora

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Tal como no caso do clima – e também por causa deste -, igualmente ao nível da flora existem no concelho áreas com diferentes características. Outros motivos que também a influenciam são o avanço da agricultura, as queimadas, a pastorícia, a expansão do pinheiro bravo e os incêndios. Todos estes factores fazem com que os cimos tenham tendência a perder vegetação e as maiores manchas de floresta existam nos solos mais húmidos e frescos.

Nas áreas mais elevadas, acima dos 700m, onde as influências atlânticas são mais marcadas, as manchas de vegetação são constituídas por carvalhais mistos em que se destaca o carvalho negral e cujo sub-bosque é caracterizado pelo mirtilo. É de registar também a presença de castanheiro, pinheiro bravo e de um substrato sub-arbustivo essencialmente por urze, queiroga, torga, tojo, carqueja e giesta pioneira.

Entre os 400 e 650m, na descida das encostas do Marão até ao Douro verifica-se o domínio da transição sub-atlântico ocidental. Nestas áreas, o estrato arbóreo é composto na sua maioria por carvalho-roble e carvalho negral e o sub-bosque por tojo e urze. Encontram-se manchas de castanheiro e sobreiro assim como de pinheiro bravo sendo que no sub-bosque abundam codeços, sanganhos e giestas.

Já em altitudes inferiores a 400-500m, o que corresponde ao domínio sub-atlântico , surgem os carvalhais de carvalho-roble com sobreiros ou folhados. No que respeita ao sub-bosque, destacam-se a torga, a urze branca, o tojo e o codeço existindo também rosmaninhos, estevas, medronheiros, troviscos e lentiscos – espécies que comprovam o carácter mediterrânico dos Verões.

No que repeita as áreas junto a linhas de àgua, onde ocorreu a deposição de sedimentos, existem comunidades mais ricas constituídas por freixos, amieiros e choupos, sendo que por vezes também aparece o salgueiro. Quanto ao estrato herbáceo destacam-se as hortelãs de água e os poejos.

  

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...