• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Grupos Folclóricos

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Tradições folclóricas são automaticamente associadas à freguesia de Barqueiros. Era no areal da Carregosa do Piar, ou no antigo ancoradouro do Bernardo, que as mulheres de Barqueiros, desde tempos remotos, aguardavam os seus familiares a cantar e a dançar num ritual de dança pagã. Pode afirmar-se com convicção que as areias do piar foram o berço do folclore desta povoação. Além dos cantadores, dançadores e tocadores, eram figura obrigatória personagens que representavam etnograficamente as ocupações laborais da freguesia, em desfile pelo palco, exibindo sacholas, trouxas, cestos vindimos, engaços, miniaturas de barcos rabelos, etc.,

Em 1982, por iniciativa de Dona Maria José Alves Guedes de Queiroz, foi fundado o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila Marim. Nos festivais de folclore nacional e internacional em que participou foi sempre alvo de elevadíssimos elogios. Em 1998, Dona Maria José faleceu inesperadamente, e com ela desaparece o entusiasmo e o bairrismo que essa briosa senhora sabia transmitir.

  

Actualmente, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros e o Rancho Folclórico de Barqueiros do Douro são o nosso "quadro  vivo" de tradições.

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...