• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Clima

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Não obstante de ser um concelho com uma área muito reduzida, Mesão Frio encontra-se entre a vertente sul da serra do Marão e a margem direita do rio Douro e por isso é constituído por áreas climáticas distintas. A área mais a Norte, devido ao prolongamento da serra do Marão, possui uma altitude superior a 700m e apresenta um clima característico de Terra Fria. É por isso uma área com temperaturas baixas ( temperatura média anulal entre 10 e 12,5ᵒC).  Muita exposição a ventos frios e elevada pluviosidade (superior a 1600mm anuais).

A extremidade SE apresenta menos humidade e as altitudes decrescentes dificultam a saturação conduzindo a uma diminuição de precipitação. Em locais situados ente 400 e 700m de altitude – como Vila Marim e Brunhais- embora os Invenos continuem a ser frios, são menos rigorosos, e os Verões são curtos e quentes variando a temperatura média anual entre 12,5 e 14ᵒC. Estas são as características de uma área intermédia denominada de Terra de Transição.

Nos Vales do Douro, Teixeira e Sermanha, áreas com altitudes inferiores a 400m, os Invernos são relativamente amenos e a maior exposição ao sol acentua o calor e faz com que os Verões apresentem um carácter mediterrânico. Sendo assim, estas áreas apresentam uma temperatura superior a 14ᵒC e são designadas Terras Quentes.

alt

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...