• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa do Outeiro

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

O solar da Casa do Outeiro, que foi da família Veiga Cabral, é a casa armoriada da freguesia de Cidadelhe que apresenta um porte mais modesto. No entanto em passado de nobreza culta é muito rica. Nela habitaram Luís Monteiro Correia Pinto, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e pai do Dr. José Maria da Veiga Cabral que foi Corregedor, Provedor, Juiz e igualmente Cavaleiro da Ordem de Cristo; Dr. António Xavier da Veiga Cabral, bispo de Bragança; Dr. Manuel Pereira Pinto da Veiga Cabral, também Cavaleiro da Ordem de Cristo, Corregedor e Deputado; Dr. Teotónio Monteiro Correia Pinto, que foi general da Congregação religiosa de Santa Cruz de Coimbra. Figuras importantes pela sua cultura, valor moral, eloquência e nobreza, que tanto engrandeceram este concelho.

Arquitectura residencial, barroca. Casa brasonada barroca, de planta quadrangular, emergente na paisagem.
Descrição
Casa de planta quadrangular de dois pisos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Sobre uma parte da cobertura do imóvel ergue-se mais um piso de forma rectangular, com cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada a S., marcada por uma escadaria de um único lanço, encostada a um socalco definidor da rua. Ao cimo da escadaria, portal de acesso ao andar nobre, encimado por uma pedra de armas. A enquadrar esta, uma empena triangular, quebrando a horizontalidade do beiral. A fachada confrontante com o caminho exposta a E. é caracterizada por quatro janelas com molduras decorativas no piso superior e no mesmo alinhamento quatro aberturas engradadas de dimensão mais reduzida. A fachada N. apresenta quatro janelas semelhantes mas já de verga curva, sem frontões ondulados e duas portas. Uma delas de acesso ao compartimento "Refeitório", contém a memória de um espaço de utilização dos trabalhadoras da quinta. O alçado posterior, mais baixo, apresenta uma parede sem cornija, onde se adossa uma escada estreita de alvenaria pobre de acesso ao piso elevado sobre a cobertura. De um lado apenas uma pequena janela sem molduras.
Acessos
Rua do Outeiro. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,168729; long.: -7,846960
Protecção
Incluído no Alto Douro Vinhateiro - Região Demarcada do Douro
Grau
3
Enquadramento
Urbano, isolado inserida numa das ruas de Cidadelhe. A casa confronta com a rua, gerando um alargamento para inserção da escadaria de acesso ao imóvel. A quinta desenvolve-se à sua volta em socalcos.
Utilização Inicial
Residencial: solar
Utilização Actual
Residencial: solar
Propriedade
Privada: pessoa singular
Época Construção
Séc. 18 (conjectural)

 


Cronologia
Séc. 18 - Provável construção da casa; séc. 20 - Acrescento sobre a cobertura.
Características Particulares
O alçado posterior, mais baixo, apresenta características menos eruditas, pois é constituído por uma parede sem cornija.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes de granito.
Materiais
Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas; pavimentos em lajeado de granito ou soalho de madeira; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias de madeira.
Intervenção Realizada
Proprietário: 1995 / 1996 - Substituição de rebocos da fachada S. e reparação de beirais.
Observações
A Casa do Outeiro pertenceu à família Veiga Cabral. Daí descenderam D. Teotónio Correia Pinto, Geral dos Crúzios e D. António Xavier da Veiga Cabral, Bispo de Bragança, Manuel C. Pinto corregedor de Moncorvo.
Fonte
S.I.P.A. por Ricardo Teixeira e Isabel Sereno

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...