• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Casa da Vista Alegre

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Não sendo uma casa brasonada, é de certeza o edifício mais vistoso desta freguesia. Foi construída entre 1910 e 1915 por um afortunado filho de Arrais quando regressou do Brasil. O seu desejo era construir naquela colina uma casa apalaçada que no todo do seu harmonioso conjunto arquitectónico, faz lembrar as casas coloniais de Manaus (Brasil) construídas pelos emigrantes portugueses nos séculos XVIII e XIX.

Descrição
Planta rectangular composta por vários corpos articulados, um deles formando torreão, alteado, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de tês ou quatro pisos, separados por friso, rebocadas e pintadas de rosa. Fachada principal virada a O.
Acessos
EM 108-3. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,136458; long.: -7,897157
Grau
6
Enquadramento
Rural, isolado, no interior da quinta e implantado no topo de uma colina, a 187 m de altitude, desfrutando de excelente panorâma sobre o rio Douro. A fachada principal vira-se para a Igreja Paroquial de Barqueiros.
Utilização Inicial
Residencial
Utilização Actual
Residencial
Propriedade
Privada: pessoa singular
Época Construção
Séc. 19 / 20
Cronologia
Séc. 19 / 20 - época provável de construção.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.
Fonte
S.I.P.A. por Paula Noé

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...