• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Capela do Cemitério de Barqueiros

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Encontra-se na encosta da margem direita do rio Douro, rodeada de socalcos com vinhas. Ergue-se numa plataforma artificial, num dos limites laterais do cemitério, adosado ao gradeamento delimitador do mesmo, que forma miradouro sobre parte da povoação, sobre o rio Douro e serranias envolventes.

Arquitectura religiosa, tardo-barroca. Capela de planta longitudinal simples, interiormente iluminada pelos vãos axiais e com tecto de madeira. Fachadas com cunhais apilastrados, coroados por fogaréus ou pináculos, e terminadas em cornija; a principal, terminada em empena recortada e cornija interrompida, é rasgada por portal de verga abatida, encimada por falso frontão interrompido por brasão, e pequenos vãos laterais. Fachadas laterais cegas, a lateral direita encimada por sineira, e a posterior terminada em empena.
Descrição
Planta longitudinal, de massa simples e cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria, cunhais de pilastras toscanas, coroadas por fogaréus ou pináculos, sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a O., terminada em empena recortada com cornija interrompida, coroada por cruz latina de braços quadrangulare, sobre acrotério; é rasgada por portal de verga abatida, moldurado, encimado por falso frontão interrompido por brasão de família, com coronel, quebrado, e lateralmente, por duas pequenas janelas de verga abatida, molduradas. Sobre o portal e sob a empena desenvolve-se, ao longo da fachada, friso e cornija, alteada ao centro. Fachadas laterais cegas, a lateral direita tendo sobre a cornija, sineira em arco de volta perfeita, sobre pilares, decorados por sulco criando falsas almofadas, de topos curvos, terminada em cornija recta, coroada por cruz latina entre bolas sobre plintos, desnuda. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento cerâmico e tecto de madeira. Portal ladeado por pia de água benta gomeada. Na parede testeira existe nicho em arco de volta perfeita albergando imagem do Crucificado.
Acessos
EM 108-3. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,136073; long.: -7,900132
Grau
5
Enquadramento
Rural, na encosta da margem direita do rio Douro, rodeado de socalcos com vinhas. Ergue-se numa plataforma artificial, num dos limites laterais do cemitério, adossado ao gradeamento delimitador do mesmo, que forma miradouro sobre parte da povoação, sobre o rio Douro e serranias envolventes. O cemitério desenvolve-se numa plataforma inferior ao adro da Igreja Paroquial (v. PT011704010019), tendo acesso a partir do adro e da rua que passa numa cota bastante inferior, através de escada protegida por portão de ferro.
Utilização Inicial
Religiosa: capela
Utilização Actual
Religiosa: capela

 


Propriedade
Privada: Igreja Católica
Época Construção
Séc. 18
Cronologia
Séc. 18, final - época provável da construção da capela.
Características Particulares
Capela de construção promovida por um particular, conforme denota o brasão sobre o portal, com a fachada principal percorrida por friso e cornija, alteada sobre o portal. A frontaria, mais alta que o tardoz, é coroada sobre os cunhais por fogaréus alteados, enquanto que na posterior surgem pináculos bojudos.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes autoportantes.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; embasamento, pilastras, fogaréus, pináculos, cornijas, cruz, molduras dos vãos e pia de água benta em cantaria de granito; porta e caixilharia de madeira; pavimento cerâmico; tecto de madeira; cobertura de telha.
Fonte
S.I.P.A. por Paula Noé

 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...