• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Santa Cristina

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

altaltaltalt

 

Étimo medieval: Santa Christina

Área geográfica: 515 Hectares

Data histórica: 11 de Maio de 1809 (invasão das tropas napoleónicas)

Padroeira: Santa Cristina

Figura Pública: José Maria de Alpoim de C. Borges Cabral

Gastronomia: Cabrito assado com arroz de forno e feijoada.

Festividades: Santa Rita (22 de Maio), S. Lazaro (vésperas de Páscoa) e santa Cristina 24 de Julho.

Paisagem obrigatória: Miradouro do Imaginário

Património edificado: Pelourinho, Igreja de Santa Cristina, Ruínas da Capela de S. Lázaro, Casa da Rede, Casa de Lalim, Casa dos Guedes, Casa da Picota, Casa dos Fragosos, Casa do Cabo da Vila, Casa do Vale do Couto e Casa dos Albergarias.

Actividades económicas: Agricultura, Vitivinicultura, Construção Civil, Serralharia e Comércio.

Santa Cristina é uma povoação mais rural de que urbana, foi separada de S. Nicolau à nascença no Lugar do Outeiro, pelo famoso rego de àgua que vinha dos Amiais, estendeu-se pelo Rojão até aos limites do antigo curato de S. Pedro da Teixeira. No poente, após ter envolvido Brunhais e Boavista, desceu de norte para sul pela ribeira que tomou o nome de Fonte Condessa, com a qual fez a separação de Vila Marim pelo ribeiro que aflui ao rio Douro, onde esta linha de água, toma o nome de Ribeira da Rede. Do nascente vira a oeste, pela margem direita do rio Douro, até Vila Verde, onde volta a subir pelo caminho público de Vila Nova em direcção ao cemitério municipal. Em 1258 o pequeno município e Julgado de Mesão Frio apenas integrava as freguesias de São Martinho de Jusano e São Nicolau. D. Dinis, querendo acabar com as disputas adjacentes à construção e alienação de território junto ao rego dos Amiais, que se arrastavam desde o reinado do seu tetravô, criou administrativamente a paróquia de Santa Cristina de Mesão Frio.

Não se sabe, ao certo, quando Santa Cristina se tornou freguesia distinta do concelho de Mesão Frio. A parte urbana, cujo centro histórico é a Praça do Pelourinho, foi sempre parte integrante da Vila de Mesão Frio mas, a quando da reestruturação administrativa do pequeno concelho-burgo de Mesão Frio, esta parte do povoado passou a fazer parte da freguesia de Santa Cristina. 

Freguesias e Património

Mesão Frio oferece mais...