• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

A Vindima

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

Em Setembro começa a vindima que é efectuada normalmente pelo mesmo grupo de pessoas todos os anos. Como as uvas amadurecem em diferentes alturas, a vindima começa junto ao rio, onde o solo é mais quente, chegando depois, à vinha mais elevada. A vinha é plantada de forma a que as castas que preferem o calor mais intenso, como a Touriga Nacional, são plantadas junto ao rio e as que preferem solos mais frescos, como a Tinto Cão, no cimo da vinha. A vindima ainda é efectuada de forma tradicional em algumas quintas, por motivos de genuinidade mas tendencialmente turísticos.

Antigamente, vinham rogas (Roga – grupo de pessoas que vinha vindimar) para as quintas do Douro. Com a roga vinha também um senhor que tocava acordeão para animar a malta e um aguadeiro para dar água a quem vindimava. Normalmente as pessoas vindimavam de sol a sol, chegavam à vinha ao amanhecer e só a abandonavam ao anoitecer. À noite davam “ a meia-noite”, iam para o lagar pisar as uvas ao som do acordeão e faziam-se bailaricos para ajudar a passar o tempo. A vindima era feita principalmente por mulheres e jovens que, enquanto vindimavam, cantavam lindas canções sobre o Douro. Os homens mais fortes carregavam os cestos vindimos com a ajuda de uma trouxa que punham na cabeça, cestos esses, que chegavam a pesar 60 ou 70 Kg. É necessária muita força para subir as encostas do Douro! Os cestos eram despejados nos lagares que ficavam num armazém da quinta, por vezes eram transportados em carros de bois.

Geralmente quem cozinhava para a roga era a caseira da quinta, a comida era feita em potes de ferro ao lume. De manhã cedo, comiam caldo de feijão e batatas com bacalhau. À hora do almoço, comiam massa ou arroz de feijão com peixe frito. As pessoas da roga dormiam na quinta em armazéns, mulheres e homens, dormiam em edifícios diferentes. No fim da vindima os trabalhadores ofereciam um ramo aos patrões, penduravam-lhe uvas, bolachas, rebuçados e enfeitavam-no com fitas coloridas. O patrão, por sua vez, dava as filhós aos trabalhadores que, geralmente, era uma merenda.

Prova de Vinhos

Mesão Frio oferece mais...